Como pagar um fornecedor em moeda estrangeira?

como pagar fornecedores em moeda estrangeira?
  • Blog
  • Tech
  • Como pagar um fornecedor em moeda estrangeira?

Empresas brasileiras, cada vez mais, estabelecem relações com parceiros além das fronteiras nacionais. Essa expansão dos horizontes comerciais implica desafios, entre eles, o pagamento em moeda estrangeira.

O artigo a seguir detalhará as etapas para a realização dessas transações e dará orientações sobre a melhor maneira de realizar esses pagamentos internacionais.

Continue a leitura deste material e veja como o pagamento a fornecedores estrangeiros, seja pessoa física ou jurídica, poderá se tornar uma tarefa mais fácil e menos intimidadora.

Definição sobre a taxa de câmbio

Antes de chegarmos às vias de como realizar uma operação financeira internacional para o pagamento dos seus fornecedores estrangeiros, você precisa compreender plenamente a taxa de câmbio, pois ela ocupa um lugar central nas conversões internacionais.

Essa métrica serve como um elo que conecta as economias de dois países, especificamente entre as suas moedas. Sendo assim, a taxa de câmbio é o principal instrumento para identificar o valor final das negociações.

E é preciso que você saiba que existem duas diferentes taxas de câmbio:

1) Taxa de câmbio comercial: utilizada por empresas que importam ou exportam produtos, realizam transações no exterior ou recebem investimentos estrangeiros utilizando essa taxa. Portanto, corresponde às operações no mercado financeiro e nas bolsas de valores.

2) Taxa de câmbio turismo: utilizada para transações de natureza pessoal. Quando pessoas viajam para o exterior e precisam comprar moeda estrangeira, essa é a taxa aplicada. Ela também é usada em pagamentos de despesas com cartão de crédito realizadas em outros países.

Dessa maneira, o valor que você paga ao comprar moeda estrangeira para viajar difere do valor que uma empresa brasileira paga para fazer negócios internacionais.

A taxa de câmbio turismo costuma ser mais alta do que a taxa de câmbio utilizada para as transações internacionais, isso ocorre devido aos custos adicionais, tais como transporte, seguro e custos administrativos, além do risco de volatilidade da moeda.

Quem determina as taxas de câmbio?

No Brasil, o Banco Central tem um papel importante na taxa de câmbio. Este órgão pode intervir para manter a funcionalidade do mercado de câmbio. 

Mas atenção, o regime brasileiro é flutuante, isso quer dizer que o BC não interfere no mercado para determinar a taxa de câmbio. Ela é impactada pela oferta e demanda da moeda. 

Assim, se a demanda por uma moeda supera a oferta, seu valor tende a aumentar. Já se a oferta excede a demanda, seu valor tende a diminuir.

Os cenários econômicos também têm um papel determinante. Aspectos como o crescimento econômico do país, taxas de juros e inflação, por exemplo, influenciam o valor da moeda nacional.

Todos esses fatores, combinados, determinam a taxa de câmbio, refletindo a saúde econômica do país e a confiança do mercado nele.

Como encontrar as taxas de câmbio atuais?

O site do Banco Central é a fonte oficial para consultar a taxa de câmbio. Em seu endereço on-line é possível encontrar informações do dia anterior e a taxa de compra e venda do dia atual.

Os portais das instituições financeiras são outra forma para encontrar a cotação atualizada das principais moedas. Bancos como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil fornecem essa informação de forma rápida e prática.

Provedores de pagamento on-line e corretoras de câmbio também costumam disponibilizar em seus sites as taxas de câmbio atualizadas e as cotações.

Fintechs como Wise, a antiga TransferWise, e Remessa Online são mais exemplos de soluções para verificar a taxa de câmbio do momento.

Portais de notícias financeiras e econômicas, como Valor Econômico e Infomoney, também costumam fornecer as taxas de câmbio atualizadas e possuem seções dedicadas às cotações de moedas.

Vale lembrar que a taxa de câmbio pode variar ao longo do dia e que diferentes instituições podem praticar taxas ligeiramente diferentes. Por isso, é sempre aconselhável verificar em mais de uma fonte.

Como as taxas de câmbio afetam os pagamentos internacionais?

Quando você faz uma remessa internacional, a taxa de câmbio do dia determina o valor que o destinatário recebe. A taxa de câmbio e o valor a ser pago são instrumentos diretamente proporcionais. 

Por exemplo, se um brasileiro quiser pagar a um fornecedor nos Estados Unidos um valor de 1000 dólares, a quantidade em reais que ele terá que pagar dependerá da taxa de câmbio do dia. 

Se o dólar estiver valorizado, ele pagará mais reais. Se o dólar estiver desvalorizado, o recebimento de dinheiro será menor.

Por esse motivo, monitorar as flutuações nas taxas de câmbio permite que você escolha o melhor momento para fazer o pagamento, potencialmente economizando dinheiro se a taxa de câmbio for favorável.

Para o destinatário, receber o pagamento na moeda local oferece a facilidade de uso, ao eliminar a necessidade de conversão de moeda.

Como escolher um método de pagamento internacional?

Continue a leitura e averigue qual dos métodos poderá ajudar a tomar a decisão mais adequada às suas necessidades financeiras. Cada um dos itens a seguir possui suas particularidades, vantagens e desvantagens.

Bancos tradicionais e transferências eletrônicas

Bancos tradicionais são uma escolha comum entre pessoas jurídicas e físicas para pagamentos internacionais. 

Entretanto, geralmente, as instituições bancárias cobram tarifas do remetente e suas taxas de conversão de moedas podem não ser favoráveis.

Cada banco tem sua própria interface, mas, em geral, as transações internacionais encontram-se na seção de transferências ou pagamentos.

Ao selecionar esta opção, insira as informações do beneficiário, a quantia que deseja enviar e a moeda de destino. Alguns bancos podem solicitar detalhes adicionais, como o motivo da transferência ou os dados do banco intermediário.

Por fim, revise as informações inseridas e confirme a transação. Após a aprovação, o valor será debitado da sua conta, com as taxas adicionais, e encaminhado para a conta do destinatário.

Cartões de crédito

No caso dos cartões de crédito, é preciso estar ciente das taxas de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e anuidades que podem ser cobradas.

No caso do PayPal, um serviço de pagamento on-line popular, é necessário criar uma conta e conectar-se a uma fonte de financiamento, como um cartão de crédito ou conta bancária.

Empresas de remessas internacionais

Por fim, as empresas de remessas internacionais se destacam no mercado de câmbio. Essas instituições financeiras autorizadas facilitam as transferências de dinheiro entre diferentes países, com taxas e tempo de processamento competitivos.

Vale ressaltar que essas empresas também devem seguir as regulamentações impostas pelos bancos centrais do país de origem e destino.

Passo a passo para a transação do seu pagamento de serviços no exterior

  1. Identifique a conta bancária do fornecedor: para realizar um pagamento em moeda estrangeira, primeiro é necessário obter as informações completas da conta bancária do beneficiário: nome, número da conta bancária, nome e endereço completo do banco e o código BIC/SWIFT.
  2. Compreenda os regulamentos do país de origem: antes de efetuar a transação, verifique os regulamentos locais para pagamentos internacionais, principalmente nos casos de importação e exportação de produtos. 
  3. Avalie os custos da transação: uma transferência internacional envolve algumas taxas e impostos. Por exemplo, a taxa SWIFT e do banco correspondente são comuns.
  4. Verifique as tarifas bancárias: além das taxas de transferência, o seu banco ou outra instituição financeira pode cobrar tarifas adicionais pela realização de pagamentos internacionais. 
  5. Considere os regulamentos adicionais: outros regulamentos podem impactar o seu pagamento: tais como limites de transferência, obrigações fiscais e outros requerimentos legais. Conhecer estas particularidades pode evitar atrasos ou problemas com o seu pagamento.

Como pagar um fornecedor em moeda estrangeira: 7 itens para gravar

Se a sua dúvida é como pagar um fornecedor em moeda estrangeira, revise os pontos principais do nosso texto e tenha sucesso em suas operações internacionais:

  1. Compreenda plenamente a taxa de câmbio e saiba que ela é uma métrica crucial na relação entre moedas estrangeiras e o valor final das negociações.
  2. Não confunda a taxa de câmbio comercial com o câmbio turismo: A primeira corresponde às operações de mercado financeiro e exportação e a segunda às transações de natureza pessoal.
  3. Os valores atualizados das taxas de câmbio podem ser conferidos em endereços on-line de bancos, instituições financeiras, portais especializados e afins.
  4. Bancos tradicionais, cartões de crédito, empresas de remessas são opções disponíveis para meios de pagamento internacional.
  5. Conheça os regulamentos locais para pagamentos internacionais, especialmente se você representa uma empresa importadora ou exportadora: cada país possui suas regras e exigências específicas.
  6. Dimensione os custos da transação: taxas SWIFT, do banco correspondente, tarifas bancárias e outros podem onerar a transação financeira.
  7. Limites de transferência, obrigações fiscais e requerimentos legais também podem impactar o pagamento.

E lembre-se: em um cenário de globalização cada vez mais intenso, a capacidade de gerir pagamentos internacionais eficientemente pode ser o diferencial que impulsionará o crescimento e a competitividade de muitas empresas.

author

eula.lobo@syntax-finance.com

Eula Lôbo tem formação em jornalismo e é mestre em comunicação, educação e tecnologias. Tem experiência em redação de conteúdos para plataformas digitais e atua como estrategista da Syntax Finance no Brasil.

Des articles pour aller plus loin

Guia completa sobre Open Finance: o que é e como funciona

Guia 2023: Open Finance e a transformação digital das finanças

A partir do compartilhamento de dados e de importantes mudanças regulatórias, o Open Finance tem alterado o ecossistema que envolve.

Guia completa sobre Payment as a Service

Guia 2023: Payment as a Service, do conceito à implementação

O Payment as a Service (PaaS) aborda todo o contexto de terceirização dos pagamentos digitais, em busca de desburocratização, eficiência.

Guia 2023 sobre credit as a service: o que é e como funciona

Guia 2023: Credit as a Service e o futuro dos empréstimos

Você já foi abordado por uma oferta de crédito não proveniente de um banco? Saiba que isso pode se tornar.